Marco teorico de uma pch
3.1. ENERGIA RENOVÁVEL
Energia renovável é toda aquela energia que é originada de fontes naturais, ou seja podem regenerar, elas praticamente não se esgotam.
Como exemplos de energia renovável temos: Energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da terra), e mareomotriz (das ondas dos mares).
As energias renováveis no geral impactam menos no meio ambiente, portanto são ótimas alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa luta contra o aquecimento global.
3.2. ENERGIA HIDRELÉTRICA
A energia hidrelétrica é a energia que vem do movimento das aguas, usando o potencial hidráulico de um rio e os desníveis naturais ou artificiais, ou seja as quedas d’agua. Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo.
Frequentemente constroem-se represas que reprimem o curso da água, fazendo com que ela se acumule em um reservatório denominado barragem. Toda energia elétrica gerada dessa barragem é levada por cabos, dos terminais do gerador ate o transformador elevador.
O fator negativo das hidrelétricas é o alagamento de grandes áreas, com isso gera um impacto social e ambiental muito grande. Com isso surgiram as PCH’s que são pequenas usinas hidrelétricas e assim diminuem o impacto ambiental, e são dessas pequenas usinas hidrelétricas que vamos falar a seguir.
Fontes: http://www.portalpch.com.br/ http://pt.wikipedia.org/
3.2.1 PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS – PCH’s
As usinas hidrelétricas são uma importante fonte de energia no mundo atual. No ano de 2005 as usinas hidrelétricas produziram 19% da eletricidade consumida no mundo todo. Porém a sua implantação tem vários fatores relacionados aos aspectos socioambientais, regulatórios e econômicos, que tornam o processo de implantação de morado. Um dos fatores mais relevantes é o socioambiental (BONSOR, 2008).
3.2.2 CONCEITUAÇÃO DAS PCH’s
As PCH’s são