Marco Civil
O Marco Civil da Internet, Lei 12.965 de 23 de abril de 14, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres dos usuários da Internet no Brasil, é uma lei construída de forma colaborativa entre Governo e sociedade utilizando a internet como plataforma de debate.
Quem limita os “limites da liberdade de expressão”?
Qual o motivo da lei ser promulgada?
.
Graças aos recentes casos de escândalos envolvendo espionagem internacional pela internet, o tema vem gerando um maior debate no
Congresso Nacional e na sociedade como um todo. Após tramitar pelo congresso e pelo senado, o projeto foi sancionado pela presidenta
Dilma Roussef em abril de 2014.
Os três pilares do Marco Civil da Internet
Neutralidade
Privacidade
Liberdade de expressão .
Você acessa o que quiser Sua privacidade é garantida Remoção só com ordem judicial
Como era antes do projeto ser aprovado?
Empresas de telecomunicações vendiam uma espécie de TV por assinatura, em que o consumidor é obrigado a contratar pacotes cada vez mais caros se quiser usar os serviços mais populares na web. Como é hoje após a aprovação?
“Nenhuma operadora pode fazer uma venda dizendo, se você quer um acesso básico paga 10, se você quer acessar vídeos vai pagar mais 15, quer acessar e-mail, mais 5. O acesso é ilimitado”
“Os direitos que as pessoas têm off-line também devem ser protegidos online. e pelo fortalecimento sistemático da liberdade de expressão na internet e da proteção a direitos humanos básicos, também o direito ao tratamento das discussões na internet de forma respeitosa, garantindo o seu caráter democrático e aberto”.
Quem é a favor?
Quem é contra?
Pontos positivos
Transparência e proteção de dados pessoais;
Neutralidade de rede;
Soberania e datas centers.
Pontos negativos
Registros eletrônicos para investigações de ilícitos;
Responsabilidade dos provedores por danos gerados por terceiros.
Conclusão
O objetivo do chamado Marco Civil é, segundo o