marco civil da internet
Quando se fala sobre internet, redes sociais, sites de notícias, tudo está vinculado a uma coisa: direito de opinião de cada internauta. Todos sabemos que a internet é um meio em que as pessoas podem expor suas opiniões sobre diversos assuntos, além de tratar com sigilo alguns assuntos importantes que exige segurança.
Existe o Marco Civil da Internet que surgiu no final de 2009 e em 2011 foi apresentado com um projeto de lei para regularizar o uso da Internet no Brasil, essa proposta foi escrita pelo deputado do PT-RJ, Alessandro Molon,em 2006. Esse projeto estabelece obrigaçoes para os portadores de serviços da web e esclarece os diereitos dos internautas, justamente para neutralizer a rede, com isso, pode se dizer que todas as informaçoes que circulam na internet devem ser tratadas de uma mesma forma e o melhor, tudo isso sem que o internauta desembolse nenhum centavo.
Outro objetivo que está nos planos do Marco Civil é o aumento da segurança na internet, visto que pelo menos umas 2 vezes por ano, temos fraudes e crimes executados através da web.
O projeto estabelece que a liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos usuários, o estabelecimento da neutralidade da rede são princípios básicos das internet, e estabelece quem são os atores e quais responsabilidades de cada um no ambiente online.
Após a votacao ser adiada mais de 10 vezes, está marcada para esse mes o veredito de tudo isso. Esperamos que agora aconteca essa votaçao e que mais uma vez, a democracia e o bom senso fale mais alto.