Marcio
As algias são dores que acometem a coluna vertebral. As principais regiões a serem acometidas são: a cervical (cervicalgia), a dorsal (dorsalgia) e a lombar (lombalgia).
Diversos tratamentos fisioterápicos melhoram as dores, como também combatem a causa do problema.
De forma preventiva, a fisioterapia também pode estar atuando, auxiliando na melhoria da qualidade de vida dos pacientes
01. Dores Lombares (Lombalgias)
Algia mais comum: a Lombalgia. Afetando entre 70% e80% da população adulta em algum momento da vida, tendo predileção por adultos jovens, em fase economicamente ativa, é uma das razões mais comuns para aposentadoria por incapacidade total ou parcial. o que leva uma pessoa a contraí-las? A dor lombar tem como causas algumas condições como: 01. Congênitas, 02. Degenerativas, 03. Inflamatórias, 04. Infecciosas, 05. Tumorais e 06. Mecânico-Postural.
A lombalgia mecânico-postural, também denominada lombalgia inespecífica, representa, no entanto, grande parte das algias de coluna referidas pela população.
Nela geralmente ocorre um desequilíbrio entre a carga funcional, que seria o esforço requerido para atividades do trabalho e da vida diária, e a capacidade funcional, que é o potencial de execução para essas atividades.
Sintomas:
Os sintomas mais comuns da lombalgia apresentam-se como doreslombares, que correspondem à região mais inferior da coluna vertebral, pouco acima das nádegas, na altura da cintura, geralmente de começo discreto, com intensidade aumentando progressivamente e agravando com a mobilidade da região. Acompanha comumente a estas situações, algum grau de contratura muscular.
As crises dolorosas geralmente apresentam-se em um ciclo de dor que duram alguns dias, podendo em alguns casos tornar-se constante ou desaparecer, retornando depois de algum tempo.Durante a crise dolorosa, a permanência em alguma forma de postura, seja sentado ou em pé, provoca o aparecimento da dor.
A persistência dos sintomas