Marcha atlética
A Marcha é uma progressão efetuada passo a passo de tal forma que o contato com o solo seja mantido sem interrupção.
Sendo uma das atividades mais naturais do HOMEM‚ é aconselhada a todas as pessoas como atividade de manutenção de grande volume e pequena intensidade, que permite ao longo de uma prática continuada a reeducação cardiovascular, respiratória, muscular e óssea.
O QUE É A MARCHA ATLÉTICA ?
A Marcha Atlética é a face competitiva da Marcha, conservando a sua característica fundamental - o duplo apoio - e desenvolvendo toda uma técnica de progressão própria que permita uma maior economia de energia e uma mais rápida progressão. Enquanto na Marcha um praticante desenvolve uma velocidade entre 5 e 7 Km/h na Marcha Atlética faz entre 12 e 15 Km/h.
Regras
As regras da marcha proíbem que o atleta fique sem nenhum dos pés em contato com o solo simultanteamente - ele só pode mover um depois que pisar com o outro. Ou seja, a ponta do pé de trás não pode perder contato com o solo antes do calcanhar do pé da frente tocar o chão. Por conta disso, os praticantes parecem "rebolar" em movimentos apressados ao competir. Isso acontece porque uma perna tem que estar reta para o atleta apoiar seu corpo sobre ela e, assim, descansar um pouco, dando origem ao rebolado.
Para ver se todos estão cumprindo as regras, vários árbitros ficam espalhados pelo percurso, apenas prestando atenção nos movimentos dos pés dos atletas; mas o fato de que, graças a treinamento intensivo, os atletas de hoje conseguem marchar a velocidades impressionantes tem causado certa controvérsia, pois às vezes nenhum árbitro adverte um determinado atleta simplesmente por não conseguir ver que ele não estava com o contato obrigatório com o solo, mas depois o VT em câmera lenta revela a infração. Para facilitar o trabalho dos árbitros, o percurso da marcha não costuma ser linear como o da maratona, mas circular como a pista do atletismo, mesmo que seja disputada em um