Marcelo
Flávio Barbosa da Silva
Dúvidas: fbsilva@openlink.com.br
1. Propaganda e publicidade Conceitos Básicos
A comunicação de massa transformou o mundo numa aldeia global. Um acontecimento, numa região remota, torna-se rapidamente conhecido no mundo inteiro, graças aos modernos meios de comunicação.
A comunicação de massa é também chamada de comunicação mediada, porque, entre a fonte da mensagem e o destinatário, estão os veículos de comunicação, também chamados de mídias.
O termo propaganda tem originalmente o sentido de propagação de idéias, enquanto que o termo publicidade significa a atividade de difundir conceitos com o objetivo de vender alguma coisa. No Brasil, os dois termos são usados como sinônimos, sempre com o sentido de vender alguma coisa.
A publicidade nasceu na era industrial, com o objetivo de fazer uma ponte entre o fabricante e o mercado, procurando comunicar a esse último as características e qualidades de seus produtos, induzindo os compradores em potencial a adotarem uma posição favorável aos mesmos.
Todos hoje sabem que a publicidade é a grande alavanca de vendas, seja qual for o produto a ser vendido, porque ninguém compra o que não conhece.
Os Objetivos da Publicidade O objetivo, portanto, da publicidade, dentro do processo de marketing, é motivar os diversos públicos a comprar os produtos que são anunciados. Como diversos são os públicos, diversos também são os tipos de publicidades, como iremos ver a seguir:
Publicidade de sentido geral é aquela que tem por finalidade induzir o consumidor a comprar produtos de determinadas marcas, como creme dental, alimentos, automóveis, em qualquer parte do país, com mensagens divulgadas através dos mais diversos veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, jornais, e outros.
Publicidade de varejo é aquela que visa atrair o consumidor para determinadas lojas, como supermercados, lojas de