Marcelo gleiser - introdução e contribuições
Marcelo Gleiser (nasceu em Rio de Janeiro, 19 de março de 1959) é um físico, astrônomo, professor, escritor, roteirista e colunista judeu brasileiro.
Bacharelou-se em 1981 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, fez seu mestrado em 1982 na Universidade Federal do Rio de Janeiro e seu doutorado em 1986 no King's College London na Universidade de Londres. Desde 1991, é professor de Física e Astronomia na Dartmouth College em Hanover, EUA. Já fez parte do grupo de pesquisadores do Fermilab, em Chicago, e do Institute for Theoretical Physics da Califórnia. Recebeu bolsas para pesquisas da NASA, National Science Foundation e da OTAN.
Em 1994, recebeu de Bill Clinton o prêmio Faculty Fellows Award dado a apenas 15 cientistas em todo o país.
Em 1995 ganhou o Dartmouth Award for Outstanding Creative or Scholarly Work e venceu em 2001 o prêmio José Reis de Divulgação Científica.
Articulista do jornal Folha de S. Paulo desde 1997, Gleiser divulga a ciência trazendo explicações simples para milhares de leitores. No mesmo ano lançou no Brasil seu primeiro livro, A Dança do Universo, que trata da questão da origem do Universo tanto sob o ponto de vista científico quanto religioso.
Em 1998 ganhou o Prêmio Jabuti por esse livro, prêmio que viria a repetir em 2002 pelo livro "O fim da Terra e do Céu". No ano de 2005 lançou uma coletânea de suas colunas publicadas na Folha de S. Paulo de 1999 a 2004 entitulada Micro Macro. Em 2006, publicou "A Harmonia do Mundo", seu primeiro romance e também um best seller, sobre a vida e obra do astrônomo alemão Johannes Kepler.
Sua contribuição é em seus livros pois é autor de mais de 100 artigos publicados em jornais especializados, inúmeros ensaios em jornais e revistas, e viaja pelo mundo dando seminários e palestras sobre sua pesquisa em cosmologia e origem da vida.
O professor de Física e Astronomia em suas aulas fala com simplicidade de problemas complexos, juntamente com explicações sobre os