Marcela
PAOLA DE LIMA CARDOSO
ALISSON SILVA PISONI
FRANCIELI JACINTHO ROSSA
LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA
ARARANGUÁ, 29 DE NOVEMBRO DE 2012 FACULDADES FUTURÃO
FRANCIELI JACINTHO ROSSA
LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA
Trabalho solicitado pela professora Taciane Canto, na disciplina de Genética, com requisito de avaliação.
ARARANGUÁ, 2012
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre a leucemia mielóide crônica, o que é leucemia, quais são suas evoluções, quais são os tratamentos, causa da doença, como se faz o diagnostico. Que tipo de leucemia que existe e quais são as mais complicadas.
2. O QUE É LEUCEMIA.
O termo leucemia refere-se a um grupo de doenças complexas e diferentes entre si que afetam a produção dos glóbulos brancos. Para melhor entender esta, ou melhor, estas doenças, são importantes que compreendamos a composição do sangue e da medula óssea. O sangue é composto por plasma e células suspensas no plasma. O plasma é formado por água na qual se dissolvem vários elementos químicos: proteínas (ex.: albumina), hormônios (ex.: hormônio da tireóide), minerais (ex.: ferro), vitaminas (ex.: ácido fólico) e anticorpos, inclusive aqueles que desenvolvemos a partir da vacinação (ex: anticorpos ao vírus da poliomielite).
As células presentes no sangue incluem glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas. Os glóbulos vermelhos estão repletos de hemoglobina, a proteína que capta oxigênio nos pulmões e os leva para os tecidos. As plaquetas são células pequenas que ajudam a conter sangramentos, acoplando-se à superfície dos vasos, quando lesados, fazendo com que se juntem, fechando o local do sangramento. Os glóbulos brancos são também denominados fagócitos, ou células “comedoras”, por “ingerirem” bactérias ou fungos e ajudar a destruí-los, auxiliando na cura de infecções. Os