Marcação e ligação entre átomos na molécula e ligação covalente
Turma: A
Classe: 8ª
Índice * Introdução……………………………………………….1 * Desenvolvimento…………………………………………2 * Conclusão………………………………………………...3 * Bibliografia……………………………………………….4
Introdução
É muito raro encontrar na natureza substâncias compostas apenas de um único elemento, por exemplo raramente encontramos sódio livre na natureza, mas não é difícil achar sal comum, um composto de sódio e cloro (NaCl). As propriedades da substância existente está estritamente ligada a configuração eletrônica da estrutura molecular, dureza, fragilidade, estados físicos, estas e outras qualidades das substâncias são definidas pela junção de átomo de diferentes elementos.
O que mantém os elementos interligados tem relação com os eletrões de cada átomo. Apenas os gases nobres são estáveis o suficiente para não necessitarem de ligações químicas, isto devido a sua configuração eletrônica com 8 eletrões na camada de valência. Por sinal esta é a regra do octeto, a regra diz que um átomo para se manter estável precisa de 8 eletrões na última camada de sua configuração.
Alguns livros nos dizem que o átomo tende a buscar a estabilidade, discordo disso, não é que ele tenda a buscá-la, o que ocorre é que quando o átomo se liga a outro e se torna estável, essa ligação não se desfaz com tanta facilidade, tornando assim a substância mais duradoura. Existem algumas exceções a regra, uma delas é o hélio que tem apenas uma camada para completar e como já tem dois eletrões em seus orbital já é estável.
É sobre estas ligações químicas que abordarei nesta introdução. A princípio podemos classificar as ligações químicas em três ou são iônicas ou covalentes ou metálicas.
Com os nossos conhecimentos Marcação e Ligação entre os Átomos nas Moléculas e Ligações Covalentes são conceitos que originam ligações químicas.
Ligações