Marcadores Tumorais
BACHAREL EM ENFERMAGEM
MARCADORES TUMORAIS
MANAUS- AM
2014
LEISIANA GOMES
LEISIANA GOMES
MARCADORES TUMORAIS
MANAUS- AM
2014
1. Conceito
Os marcadores tumorais, ou biológicos, são macromoléculas presentes no tumor, no sangue ou em outros líquidos biológicos, cujo aparecimento e ou alterações em suas concentrações estão relacionados com a presença de células neoplásicas. Podem ser produzidas diretamente pelo tumor ou pelo organismo. Os marcadores tumorais, em sua maioria, são proteínas ou pedaços de proteínas, incluindo antígenos de superfície celular, proteínas citoplasmáticas, enzimas e hormônios.
Podem ser caracterizados ou quantificados por meios bioquímicos ou imunoistoquímicos nos tecidos ou no sangue, e por testes genéticos para pesquisas de oncogenes, genes supressores de tumores e alterações genéticas.
2. Classificação
AFP (alfafetoproteína) Esta proteína pode estar elevada em pacientes portadores de tumores gastrintestinais, hepatite, cirrose, hepatocarcinoma, carcinoma de testículo e carcinoma hepatocelular. MCA (antígeno mucóide associado ao carcinoma) utilizado para monitorizar o carcinoma mamário. Cromogranina A; utilidade em neoplasias endócrinas, carcinoma medular da tireóide, de células pulmonares pequenas etc.
BTA (antígeno tumoral da bexiga); casos de câncer de bexiga
Telomerase; casos de câncer de bexiga
NMP22 (proteína da matriz nuclear); problemas na regulação do ciclo celular
Cyfra 21.1; carcinoma de células escamosas, carcinoma pulmonar de pequenas células, câncer de bexiga, de cérvice e de cabeça e pescoço
PAP (Fosfatase Ácida Prostática); câncer de próstata
CA 72.4; sensibilidade para cancro. é utilizado no controle de remissão e recidiva de carcinomas de trato gastrintestinal. ß-HCG (gonadotrofina coriônica humana); tumores em células germinativas (testículo e ovário)
CA 125; câncer de ovário