Marca
Uma marca é um nome diferenciado e/ou símbolo destinado a identificar os bens ou serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores e a diferenciar esses bens e serviços daqueles dos concorrentes. Um marca sinaliza ao consumidor a origem do produto e protege, tanto o consumidor quanto o fabricante, dos concorrentes que oferecem produtos que pareçam idênticos.
Ainda na historia antiga foram colocados nomes em mercadorias, para identificar o fabricante. E é sabido que sociedades comerciais na Europa medieval usaram marcas registradas para a segurança do consumidor e para proporcionar proteção legal ao produtor. No inicio do século 16, as destilarias de uísque transportavam seus produtos em barris de madeira que traziam gravado a fogo o nome do produtor. Assim, o consumidor tinha a identificação do nome do fabricante, e evitava a substituição do produto por outro mais barato. Em 1835, uma marca de Scotch de nome “Old Smuggler” foi introduzida para capitalizar a reputação de qualidade alcançada pelos contrabandistas, que usavam um processo de destilação especial.
Embora as marcas, desde longo tempo, tenham tido um papel no comercio, não foi senão no século 20 que o branding e associações de marca tornaram-se centrais para os concorrentes. De fato, uma característica de diferenciação do marketing moderno tem sido o seu enfoque sobre a criação de marcar diferenciadas. A pesquisa de mercado foi usada para ajudar a identificar e desenvolver as bases de diferenciação de marca. Associações únicas de marca estabeleceram-se por meio de atributos de produtos, nomes, embalagens, estratégias de distribuição e propaganda. A ideia foi ir além da área de commodities para a de produtos com marca, com a finalidade de reduzir o primazia do preço sobre a decisão de compra e acentuar as bases de diferenciação.
O valor de uma marca estabelecida é, em parte, devido ao fato de que hoje é mais difícil construir marcas do que há apenas algumas décadas passadas. Primeiro, o