Marca passo digital
ENGENHARIA ELÉTRICA - UFRN
MARCA-PASSO – TERCEIRA EXPERIÊNCIA.
ALUNOS:
Eric Matheus Soares Macedo– Matrícula: 2011049166
Ítalo Rafael de Melo Freitas – Matrícula: 2011901401
Objetivo
A experiência teve como objetivo montagem de um marca-passo eletrônico, utilizando 3 multiplexadores (74_151) e 1 registrador de 4 bits.
Material Utilizado:
4 mono-estáveis (de experiências passadas);
Clock de 1 Hz;
Fonte de tensão;
Resistores;
Capacitores;
Leds;
Registrador de 4 bits (74175);
3 Multiplexadores (74_151);
Introdução
Esse relatório consiste em projetar um marca-passo cardíaco, de modo a fazer e testar separadamente as etapas do projeto, verificando o seu funcionamento. O primeiro passo foi projetar um contador e verificar o seu funcionamento através do uso de LED’S, em seguida foi implementada separadamente do contador, uma máquina de estados.
Figura 1: Esquema do Sistema Digital da Mde.
O circuito da máquina de estado (MdE) foi montado utilizando-se de 3 multiplexadores 8x1 (74_151) para realizar as equações de estado próximo (y) e de um registrador de 4 bits (74_175), utilizado para armazenar o estado presente.
Figura X: Multiplexador 74151N(na esquerda) e Registrador 74175.
Os registradores consistem em grupos de flip-flops, em que cada flip-flop possui a capacidade de armazenar um bit de informação. Já os Multiplexadores, também conhecidos como “MUX”, são circuitos combinacionais que possuem como finalidade selecionar uma de suas entradas a partir de variáveis de seleção. À operação de selecionar uma entrada dentre muitas, é dado o nome de multiplexação. Um multiplexador pode ser representado pelo modelo da Figura X, em que as são as posicionadas a esquerda, representadas pela letra E, e as variáveis de seleção são representadas pela letra A.
Figura 2: Multiplexador.
O marca-passo
O marca-passo eletrônico consiste de um controlador e de um temporizador, ambos liigados