Marc Block
Palavras-chave: história; ciência; investigação
Key words: history; science; investigation
Marc Bloch foi um historiador francês que revolucionou o conceito de História, Idealizou a História a partir da Economia e da Sociedade e não apenas pela História positivista e factual. Assim, nasce a designada Nova História que se faz com o uso da Memória e a Memória Institucional que se encontra em cada Estado-Nação.
É uma referência para os Historiadores, uma vez que analisou profundamente a complexa relação entre o homem, a sociedade e o tempo.
O que é a enigmática História? Para que serve a História?
Tem sido perguntas feitas ao longo dos anos, dando origem a uma enorme problemática sobre a sua legitimidade e nessa perspectiva cabe ao historiador explica-la, mergulhando no seu íntimo e aventurando-se na tentativa de fazer perceber o que é realmente a História, porém nenhum desses se atreverá a fazê-lo sem um pequeno estremecimento interior.
O que nos distingue de outros tipos de cultura, é que a História sempre contou com a sua memória, sendo o pensamento que a Herança Cristã bem como a Grega nos fez perceber. Nesse contexto, os Gregos e os Latinos foram os nossos primeiros mestres uma vez que eram povos historiógrafos.
Relativamente à nossa Arte, aos nossos monumentos Literários, podemos perceber quer estão repletos de vestígios do passado, os nossos homens nutrem uma forte ligação com o passado, o real e o imaginário.
A História mal interpretada pode levar ao descrédito da História mais bem compreendida, caso isso aconteça a causa consiste na ruptura profunda com as tradições intelectuais mais constantes. Como é caso os exames de consciência, isto é, sempre que as nossas Sociedades intransigentes, duvidem de si mesmas, estamos perante uma crise de consciência, devido que estas se interrogam se fizeram bem em interrogar o seu passado.
É necessário já se ter uma admirável atracção pela história, para