Marc Bloc - Introdução ao estudo da história
“É, antes de tudo, uma obra de um indivíduo orgulhoso da sua inteligência e da sua sensibilidade, homem e cidadão na qualidade de professor e historiador, apaixonado pela certeza, mas consciente da incerta juventude da ciência histórica, carregado de uma erudição larga e profunda, mas preparado para aventuras intelectuais, tendo fome de saber, de compreensão e de explicação” – Jacques Le Goff.
Este livro relata a história no seu âmbito geral, não trata a história apenas como uma forma de conhecer o passado, mas principalmente como uma ciência. Esta obra não permaneceu intacta apenas as mãos de Marc Bloch, pois este morreu antes mesmo de á concluir, então confiou os seus escritos á Lucien Febvre, e deste passando á outras mãos, não existe plena certeza de que houve exato respeito pelos manuscritos originais, mas apesar deste fator podemos concluir que a obra é de grande importância para o campo histórico e que muitas das coisas ensinadas por Marc Bloch são plenamente aplicáveis e suas “teorias” também são consideráveis.
Capitulo I
A HISTORIA, OS HOMENS E O TEMPO.
Marc Bloch primordialmente vê a história como uma ciência, ele nos deixa claro que muitos não tinham a mesma visão sobre esta. Marc ainda nos mostra um parâmetro da descrição “do que é historia” diferente, ou melhor, menos sistemática do que uma definição de dicionários, Marc vê a história como um instrumento para que o homem possa entender a si próprio e ao seu tempo. Marc ainda cerca esse instrumento da história de outros diversos instrumentos, como a memória, que o qual segundo ele, seria o nosso arquivo, que com o passar dos anos foi ajudando a montar