Maravilhas Modernas Madeira
Estacas de madeira: As estacas de madeira são longos postes enterrados profundamente no solo, que aguentam até 35 vezes o seu peso. Como exemplo toda a cidade de Veneza está sustentada através de estacas, consolidando os solos alagados da região.
Primeiramente as estacas não podem ser feitas com qualquer tipo de árvore, só servem as mais longas e mais “direitas”. Nas grandes empresas como, por exemplo, a Kisatchie Treating, no Louisiana, a madeira para estaca (pinheiro americano) já chegam despidos de ramos.
O procedimento da madeira dentro da empresa:
Remoção da casca > Classificação do toro (comprimento e circunferência) > Corte do toro (padronização) > Estufa de secagem (remoção da umidade da madeira) > Tratamento de pressão (conservação da madeira através de produto químico preservador, madeira volta a ter o teor de 100% de umidade). Feito isso as estacas estão aptas para serem utilizadas no solo. Atuando como pilares, cada estaca suporta aproximadamente 35 toneladas, elas penetram o solo através de uma grua modificada chamada “bate-estacas”. Após colocadas no solo são cortadas na mesma altura, unindo-as com vigas de aço e concreto, criando a fundação. Ao contrário do que muitos pensam a madeira não apodrece no solo, mesmo em terrenos alagados, pois o apodrecimento da madeira depende de oxigênio. Antigamente as rodas de automóveis eram feitas de madeira, mas não poderia ser qualquer madeira. A nogueira americana foi muito utilizada por ser muito resistente, possibilitar dobramento e ter grande flexibilidade. Através do aquecimento a vapor da madeira a mesma solta às fibras o bastante para que seja possível o dobramento da madeira. Durante muito tempo as