Marabraz
O profissional da logística empresarial busca sua própria meta que move a empresa em direção ao seu objetivo maior, com isso geram-se melhorias na qualidade dos serviços prestados ao cliente.
O objetivo logístico é minimizar os custos para alcançar o nível de serviço desejável não dando muita ênfase na maximização do retorno sobre o investimento (return on invest).
A empresa busca minimizar seus custos para que possa ter lucro maior e ter um retorno sobre o investimento, assim, a logística ajuda para que os serviços sejam prestados com uma qualidade total para seus clientes, ou seja, seria o produto na hora certa, no tempo certo e no lugar certo, evitando aborrecimentos.
A logística está sempre em constante mudança, nem todas as outras áreas em uma organização possuem esta característica, o que faz da logística uma área complexa e abrangente.
Os clientes, quando querem comprar algo em uma loja, por exemplo, esperam encontrar o que procuram, o que seria muito difícil sem possuir o apoio da logística.
Dentro da logística estão envolvidos vários processos, como transporte, estoque, armazenagem, manuseio de materiais e embalagem, criando-se um gerenciamento logístico.
O sistema operacional da logística está ligado diretamente ao uso de matéria-prima, produtos semi-acabados e produtos acabados, buscando sempre o menor custo possível, porém quando se pensa em agregar valores dentro da logística, o custo se torna relativamente alto, devido aos processos envolvidos e ao peso que esta área possui dentro das organizações.
A logística é a direção e a realização de movimentações de mercadorias, determina como devem ser movimentadas as mercadorias e visa determinar quando devem ser movimentadas; por exemplo: deve-se haver um aumento de estoque ou quando um pedido de fabricação deve entrar na produção. A logística não é somente uma questão