Mar adentro
Este filme retrata o drama real vivido pelo galego Ramón Sampedro, que na sua juventude teve um acidente enquanto fazia mergulho, que o deixou tetraplégico. Javier Bardem tem um papel extraordinário e cativante, que nos deixa completamente envolvidos com a sua personagem.
Apesar de estar preso a uma cama e dependente da sua familia, Ramón não perde a sua capacidade de sonhar e pelo poder da imaginação consegue viajar pela janela do seu quarto até à beira do mar. Ramón trava uma luta contra tudo e todos para obter aquilo que mais deseja, a morte. Durante a sua luta Ramón é disputado por duas mulheres, Rosa e Júlia.
Rosa é uma mulher do povo, que se sensibilizou pelo caso de Ramón e tenta em vão demove-lo da sua luta contra a vida. Julia, advogada, sofre duma doença degenerativa e dá todo o seu apoio a Ramón, até porque ela também gostaria de passar pela eutanásia para parar o seu sofrimento. Estas duas mulheres têm um grande impacto na vida de Ramón Sampredo, ambas se apaixonam por ele disputando-o.
Ramón não perde a sua oportunidade de pedir a todos que o ajudem, e sabe no seu coração que só a pessoa que o amar verdadeiramente o poderá ajudar.
Mar Adentro é um filme tocante e impressionante, pela força e alegria que Ramón passa a todos que passam pela sua vida.
É sempre polémica a questão da eutanásia e actualmente ocorreu mais um caso polémico, nos EUA. É a luta do direito à vida e o dito direito à dignidade, mas que por mais que se possa falar, por mais teorias sobre o assunto, nunca vai deixar de ser