mar adentro
A água é essencial a qualquer microrganismo, embora as necessidades sejam variadas. É o solvente universal, mas sua disponibilidade é variável (soluções com açúcares ou sais têm menos água disponível).
Todos os microrganismos necessitam de água para o seu crescimento, constituindo entre 80 - 90% do peso total das células vivas. É a quantidade de água disponível que determina se existirá crescimento e a sua velocidade. A humidade disponível é expressa como actividade da água, aw, que significa a pressão parcial de vapor de água de uma solução ou de um alimento. A maioria das bactérias crescem bem em meios com aw compreendido entre 0,999 e 0,998, o crescimento em água pura, (aw = 1,00), é impossível. É de salientar ainda que muitas bactérias não crescem com aw inferior a 0,95. A compreensão do aw dos diversos alimentos e ambientes leva-nos a assumir que nem todos eles, como é sabido, são igualmente favoráveis ao crescimento bacteriano. Não sendo fácil, no entanto, determinar este valor para os diversos meios, até porque este depende das condições de ambiente, este apenas é perceptível muitas vezes pela formação de sinais típicos de crescimento bacteriano, acidificação ou putrefação.
Um fator importante em algumas técnicas de conservação é a atividade de água (aw) do meio ao redor da célula. A atividade de água afeta diretamente o crescimento de microrganismos. Fungos requerem uma atividade de água mínima de 0,70 para crescerem, sendo que esporulação é observada também em aw=0,62. As bactérias necessitam de um pouco mais de água livre para se desenvolverem, com um aw=0,82 mínimo necessário. A Tabela 1 mostra alguns valores de atividade de água mínimos para o desenvolvimento de determinados microrganismos.
Objetivo:
Identificar e reconhecer as principais estruturas do fungo e o crescimento dos mesmos em placas de petri usando como fator limitante a água
Metodologia:
Peguei a placa de petri onde estava localizado o fungo retirei o mesmo com o