MAQUINAS E IMPLEMENTOS
1- Assinale a alternativa que corresponda a um solo do tipo orgânico
a) Turfa
b) Laterita;
c) Areia de Duna;
d) Cascalho argiloso;
e) Argila arenosa vermelha
2- Considere uma escavação a céu aberto onde é possível identificar que as camadas de solo mais superficiais são compostas por material mais fino, e as camadas mais profundas, por material grosso, havendo uma transição gradual do solo até a rocha-mãe. Nesta situação, o solo pode ser classificado como:
a) solo transportado.
b) solo residual.
c) coluvião.
d) aluvião.
e) Turfa
3- Granulometricamente, como você classificaria os solos das curvas a seguir? Que outras informações podem ser obtidas destas curvas?
4- O peso específico de um solo é 1,6 g/ cm³, seu teor de umidade 33% e a densidade das partículas 2,66. Calcule:
a) Índice de vazios,
b) Porosidade,
c) Grau de saturação.
5- Distinga intemperismo físico de intemperismo químico citando as principais características dos solos formados pela predominância de um ou outro tipo de intemperismo.
Intemperismo físico – Dá-se através de agentes como água, vento, temperatura e vento. Formam-se partículas grossas, intermédias e as vezes argilas.
Intemperismo – processo em que há modificação química ou mineral das rochas de origem. O agente principal é a água. Os mecanismos são a hidrolise, hidratação, etc.
6- Fale sobre os processos de identificação tátil − visual e como estes podem ser úteis para a engenharia geotécnica.
A identificação tátil-visual do solo é um sistema que tem por finalidade caracterizar o tipo e o estado do solo em questão através de testes onde são utilizados tato e visão. A presente atividade teve como objetivo identificar as características de diferentes tipos de solo através dos testes “tátil visual”, “sujar as mãos”, desagregação do solo submerso, resistência do solo seco, dispersão em água, mobilidade de água intersticial e plasticidade. É