Maquinas e Equipamentos
Conforme solicitação da Professora Adriana Félix no dia 25 de fevereiro de 2013, como parte da 1ª avaliação da disciplina de Máquinas e Equipamentos, do 2º período do Curso Técnico em Edificações, apresentaremos a seguir o relatório da visita que realizamos ao canteiro de obras da empresa EMSA-ATERPA onde esta em processo de construção o Corredor Norte-Sul situado no km 42 da BR-101, em Abreu e Lima, município de Igarassu.
A visita foi realizada no dia 27 de março de 2013. Chegamos na obra às 15h00min, e tivemos duas horas de pleno conhecimento, nos Camila Silva, Virginia Farias e Hallysson Nascimento. OBS:Os outros integrantes do grupo: Cosmo e Riboandeson não puderam ir.
Não houve um agendamento prévio, pois assim que falamos com o responsável o Mestre de Obra José Alves e ele autorizou nossa visita imediata ao canteiro. O objetivo foi conhecer as máquinas em funcionamento na referida obra, e escolher uma para fazer uma descrição mais detalhada. Assim, sendo possível ver algumas máquinas, que estudamos em sala de aula e que vimos apenas através de vídeo e teorias, relacionando-as com a prática.
1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA:
A Construção do Corredor Norte e Sul está situada no km 42 da BR-101, em Cruz de Rebouças, município de Igarassu, ela será a maior via exclusiva de TRO (Transporte Rápido de ônibus) da Região Metropolitana do Recife.
O Governo do Estado investiu R$ 151 milhões nesta obra, que vai do Terminal Integrado de Igarassu até o Terminal Integrado do Recife, no centro da Cidade, passando pela PE-15, o Complexo de Salgadinho e a Avenida Cruz Cabugá.
O corredor terá 33 paradas de ônibus, num percurso de 33,2 km, facilitando a vida de cerca de 150 mil pessoas que se deslocam por aquela via. Um viaduto e um elevador serão construídos nos Bultrins e outro elevado no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Segundo o governador Eduardo Campos, quando o corredor estiver pronto, daqui a 18 meses, reduzirá em 15