Maquinas térmicas
Máquinas térmicas
(trem)
2ª lei da termodinâmica admin 1. INTRODUÇÃO
A máquina térmica é um dispositivo que, operando em ciclo, transforma a energia interna de um combustível em energia mecânica. Também pode ser definida como o dispositivo capaz de converter calor em trabalho.
Tanto as máquinas térmicas a vapor, que operam com o vapor d'água produzido em uma caldeira, quanto ás máquinas térmicas de combustão interna que operam devido aos gases gerados pela queima de combustíveis, têm seu funcionamento baseado no aumento da energia interna das substâncias envolvidas e no trabalho realizado, e tanto a energia interna, quanto o trabalho depende da quantidade de energia na forma de calor que foi transferida à substância.
Como ela opera em ciclo, a substância de trabalho deve passar por uma série fechada de processos termodinâmicos, retomando ao seu ponto de partida ao final de cada ciclo.
2. INSTALAÇÕES À VAPOR
A Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que se compõe de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.
2.1. SISTEMA DE POTÊNCIA A VAPOR:
O subsistema B fornece a energia requerida para vaporizar a água que passa pelo gerador do vapor, através da queima de algum combustível. O vapor produzido passará pela turbina onde se expandirá até uma pressão mais baixa. O eixo da turbina está conectado a um gerador elétrico (subsistema D). O vapor que deixa a turbina passa através do condensador, onde condensará fora dos tubos por onde circula a água de arrefecimento. O circuito da água de arrefecimento compreende o subsistema C.
O escopo desta seção estará voltado ao subsistema A,