Maquinas Termicas
O carburador é um aparelho ou dispositivo, que a partir de um combustível líquido e do ar da atmosfera, prepara e fornece para todos os regimes de trabalho do motor, uma mistura de fácil queima.
A carburação é um processo na mistura ar/combustível, que começa no carburador e termina no interior da câmara de combustão do motor. Este processo poderá sofrer influências de diversos fatores:
Pressão atmosférica, filtro de ar, carburador, coletor de admissão, comando de válvulas, válvulas,
Ignição, o estado geral de conservação do motor, sistema de arrefecimento, combustível, etc.
A função principal de um carburador é a de fornecer ao motor a mistura ar/combustível finamente pulverizada em proporção exata, de modo que se possa obter a mais perfeita combustão possível.
Essa função principal pode ser divida em quatro sub-funções distintas: -Dosar a quantidade de combustível; -Dosar a quantidade de ar aspirado; -Misturar o combustível com o ar em proporção exata;
- Pulverizar a mistura ar/combustível
2. CARBURAÇÃO
Tanto o carburador, como também os sistemas de injeção, de um motor a explosão, tem a finalidade de dosar a mistura Ar + combustível, de acordo com as necessidades do motor, as quais diferem para quatro regimes distintos de funcionamento:
1. Cargas reduzidas – Marcha Lenta.
2. Cargas médias – Regime Econômico.
3. Cargas elevadas – Plena Potência.
4. Cargas variáveis – Aceleração/Desaceleração.
Na Marcha Lenta:- É necessária uma mistura muito rica em combustível (A/C = 10 a 12), uma vez que dado o estrangulamento dos gases no carburador ser o máximo, o teor de gases residuais é muito elevado na mistura formada dentro do cilindro. O avanço de faísca é pequeno, devido à pequena velocidade de propagação de chama.
No Regime Econômico:- O teor de gases residuais é pequeno, e como se quer a máxima economia, procura-se realmente queimar todo o combustível, contido na mistura, isto é, não ter combustão incompleta e perdas