maquinas simples fisica
Introdução
Na Física, o termo máquinas simples é reservado a pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia. Um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.
Polias ou roldanas servem para mudar a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto (força de tração). As polias podem facilitar a realização de algumas tarefas, dependendo da maneira com que elas são interligadas.
Temos dois tipos de polias, as polias fixas e as polias móveis:
Polia fixa
A polia fixa serve apenas para mudar a direção e o sentido da força. Ela é muito utilizada para suspender objetos.
Polia móvel
A polia móvel facilita a realização de algumas tarefas, como, por exemplo, a de levantar algum objeto pesado. A cada polia móvel colocada no sistema, à força fica reduzida à metade, esta é uma vantagem, só que também temos a desvantagem, quanto mais polias móveis, mais demora a erguer ou puxar o objeto. As polias móveis são muito utilizadas em oficinas para erguer o motor do carro.
Plano inclinado
Supondo que o atrito seja desprezível num plano inclinado, basta um impulso inicial para tirar o objeto do repouso e depois basta uma força de módulo igual à projeção da força peso na direção do plano inclinado.
Dessa forma, o objeto será levado plano acima com velocidade constante.
Supondo que não se perca energia por causa do atrito, basta um trabalho ligeiramente maior que a energia potencial que o peso P vai ganhar ao chegar no topo do plano. A força que tem que ser feita é, entretanto, menos que a da força peso.
Alavancas
Numa alavanca existe a resistência, o ponto de apoio ou fulcro e a potência.
O peso representa a resistência aplicada no ponto B, o ponto O é o ponto de apoio e a força representa a potência aplicada no ponto A.
O torque da força com relação ao ponto O é tal que faz girar o sistema no sentido