maquinas electricas
O presente trabalho diz respeito aos transformadores. E surge necessariamente como matéria de consolidação do capítulo que diz respeito ao eletromagnectismo na cadeira de Maquinas eléctricas. Sabe-se que as centrais eléctricas encontram-se longe dos principais consumidores da energia, cidades e empresas industriais. O transporte de grandes quantidades da energia eléctrica a grandes distâncias requer obrigatoriamente uma tensão muito alta (no mínimo 100kv), pois as tensões inferiores exigem grandes correntes, então para o transporte económico da energia são necessários fios condutores de secções enormes, o que na práctica é Totalmente inadmissível. Por isso a alta tensão indispensável para as linhas de transporte de energia , é produzida por transformadores. O primeiro a utilizar transformadores para objectivos técnicos foi P. N. Láblochkov, em 1876.
Transformador é o aparelho electromagnéctico estáctico (isto é, sem peças moveis) por meio do qual a corrente alternada de uma tensão é transformada em corrente alternada da mesma frequência , mas de outra tensão.
2. Objectivos
2.1. Obectivos gerais
Investigação dos princípios básicos do transformador, desde a sua constituição, tipos, modo de funcionamento e bem como o seu campo de aplicações.
2.2. Objectivos específicos
Analisar os principíos base dos transformadores;
Analisar os fenómenos que ocorrem em diferentes tipos de analise;
Discutir os resultados obtidos e apresentalos de forma curta e explicita.
3. Aspectos constructivos
O seu aspecto constructivo consciste de um núcleo magnéctico fechado em torno do qual existem,pelo menos, dois enrolamentos.
Núcleo: Confeccionado com chapas de Aço-Silicio laminado, empilhadas e prensadas, as quais apresentam permeabilidades magnécticas elevadas.
Enrolamentos: Confeccionados com material condutor de alta conductividade, normalmente cobre, envernizados e isolados do núcleo.
Fig. Representação do circuito