Maquinaria e grande industria
SOCIOLOGIA
Maquinaria e Grande Indústria
CAMPO MOURÃO, 19 DE ABRIL DE 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CAMPUS DE CAMPO MOURÃO I ANO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – TURMA A
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
ACADÊMICA:
PROFESSOR:
DISCIPLINA: Sociologia e ciência política
A introdução da maquinaria destina a deixar mercadorias mais baratas e encurta o tempo necessário para produção da mesma, fazendo com que o individuo trabalhe mais em menos horas.
Com a revolução do modo de produção a manufatura tem como a força de trabalho do homem e, na grande indústria o trabalho de maquinas.
A diferença entre ferramenta e maquina é que na ferramenta o homem utiliza sua força para mover o trabalho pesado, e a maquina ela tem uma força natural, onde é diferente da força humana.
A maquina-ferramenta foi à base de todo o inicio da revolução industrial, onde a manufatura tende a ser produzidos de maneira mecanizada.
As ferramentas que são utilizadas pelos artesões ou trabalhadores de manufatura serão ferramentas mecânicas e não mais ferramentas consideradas do homem. Com isso o mesmo processo de trabalho realizado pelo homem passa a ser realizados pela maquina-ferramenta.
Quando o trabalho humano passa a ser substituído pelo mecanismo tem-se o surgimento da maquina. Com as maquinas o trabalho encurtou muito, pois elas fazem o mesmo trabalho que os artesões faziam dividindo cada parte para a fabricação de certo produto, já a maquina realiza todo este processo de uma só vez.
O trabalhador é substituído pela maquina perdendo sua autonomia, onde os trabalhos feitos por ele manualmente, é feito por maquinas.
A indústria teve que tomar posse do seu meio de produção maquinário para fabricar máquinas.
O operário deixa de usar sua força para a produção e passa a trabalhar com uma maquina que não necessita da