Maquina universal de medir
Maquina Universal de Medir
Curitiba
2012
Escola de Profissões Opet Work
Maquina Universal de Medir
Trabalho Apresentado a matéria de Metrologia, pelo conceito de Máquina Universal de Medir sob orientação do Professor Fernando. Alunos: Marcos Vinicius e Marlon Amado.
Curitiba
2012
Sumário
1.Introdução
2.Maquina Universal de medir
2.1Medições exteriores
2.2Medição de interiores
2.3Medição de roscas
2.4Elementos de medição
3.Componentes da MUM
3.1Bancada
3.2Mesa de Medição
3.3Elementos de Medição
3.4Ajuste do zero
4.Conclusão
5.Referências
6.Imagens
1.Introdução
2.Maquina Universal de medir
A maquina universal para medição de comprimentos é aquela maquina que faz diferença em qualquer laboratorio de metrologia dimensional devido as suas excelentes propriedades metrológicas. Utilizando os diferentes acessórios e dispositivos complementares, esta máquina pode ser utilizada para medir dimensões externas, internas e roscas.
2.1 Medições exteriores
Podem ser verificadas peças com superficies planas e paralelas, superficies esféricas, superficies cilindricas nas posições vertical e horizontal.
2.2 Medições de interiores
Verificação de peças com superficies plantas e paralelas e peças com furos.
2.3 Medições de roscas
Tanta interiores quanto exteriores, dentre as principais caracteristicas desta maquina podem ser citadas: resolução de 0,2mm e com interpolação de 0,1m. Faixa nominal: 100mm, aceita peças de até 7Kg e obedece ao principio de abbé. Para assegurar auta precição requierida esta maquina foi projetada e fabricada de forma a obedecer o principio de abbé. Existe uma régua graduada fixa ao encosto de medição móvel no mesmo eixo longitudinal o que possibilita seu deslocamento a medida que o mensurando for maior. Na máquina de universal, geralmente, são realizados medições por comparação direta da peça com uma régua graduada de cristal cuja leitura é feita através de um