maquina de indução
A máquina de indução ou máquina assíncrona é a máquina elétrica mais amplamente utilizada indústria, normalmente operando sob a condição de motor. Sua performance como gerador deixa muita a desejar, limitando em muito o empregado da máquina assíncrona nesta condição.
Aplicações navais, etc
Pelo fato acima exposto a máquina assíncrona é conhecida como motor de indução, ou ainda motor assíncrono. O seu largo emprego se justifica pela sua robustez, pois não existe partes que se desgastam facilmente, tais como: comutador e escova, pelo seu baixo custo, pouca necessidade de manutenção e possibilidade de emprego em praticamente qualquer aplicação, incluindo ambientes hostis, ambientes explosivos, ambientes com poeiras,
Nos dias de hoje a variação e controle da sua velocidade são tão fáceis como no caso do motor de corrente contínua. Os métodos clássicos de controle de velocidade - variação da tensão estatórica, comutação de enrolamento, variação da resistência rotórica no caso de motores de anéis, etc...- são em geral pouco eficientes e apresentam baixos rendimentos, o que na atualidade representa uma séria desvantagem. Sistemas mais modernos empregam conversores estáticos para a variação da velocidade, sendo que estes permitem a variação simultânea da tensão e da frequência que são aplicadas ao estator ou ao rotor da máquina.
Figura 01 – Sistema de controle de velocidade da Máquina de Indução.
Estes métodos são, assim, mais eficientes e convenientes substituindo os métodos clássicos, podendo-se observar uma tendência decrescente no custo, motivo pelo qual o seu uso já é bastante difundido na prática. Desta forma, portanto, os motores de indução ou síncronos acionados por conversor deverão substituir quase que totalmente os tradicionais motores de corrente contínua.
2 Partes Construtivas Principais da Máquina de Indução
É a estrutura que suporta as demais tais como tampas, caixa de ligação, etc . Em geral é
2.1 Carcaça feita de