Maquina de atwood
Neste experimento usamos um sistema onde duas massas unidas por um fio inextensível são penduradas em uma roldana de massa desprezível. Este sistema é denominado Máquina de Atwood, e através dela relacionamos a massa com a aceleração do sistema.
Objetivo
Determinar a relação entre os dois fatores que influenciam a aceleração do sistema Maquina de Atwood, a diferença entre as massas e a massa total, usando um fotosensor e um software para medir a aceleração.
Materiais
- Fotosensor (photogate)
- Conjunto de massas
- Fio fino e roldana
- Interface
- Software Logger Pro
Questões Preliminares
1. Se as massas nas extremidades do fio da máquina de Atwood forem iguais, a aceleração do sistema será nula, consequentemente se não for aplicada uma força externa sobre o sistema ele permanecerá em equilíbrio, do contrário, as massas terão um movimento com velocidade constante.
2. a)Para o sistema ficar em equilíbrio o somatório das forças atuantes tem que ser igual a zero. Como peso é força e peso=massa*gravidade , então se deslocarmos massa de lado para outro, estamos alterando o equilíbrio do sistema e onde a massa for maior a força peso será maior e o lado com maior peso vai ter maior aceleração em direção ao solo.
b)Como foi dito para um sistema em equilíbrio, o somatório das forças de que ser igual a zero, se formos habilidosos o bastante para alterar a massa gradualmente dos dois lados colocando massas iguais simultaneamente, o sistema ainda continuara em equilíbrio, mas qualquer erro tira o sistema do equilíbrio, lembrando que estamos trabalhando com a Maquina de Atwood.
Porém se colocarmos de um lado e depois de outro, onde colocarmos primeiro terá um peso maior e vai acelerar em direção as solo .
3. As massas terão a mesma aceleração pois estão submetidas a uma mesma força resultante de mesma direção, porém com sentidos opostos.
4.Diagrama de Forças:
PROCEDIMENTO
Parte 1
Mantemos a massa total do sistema constante, porém