Maquiavel
Imprimir
RSS
A ÉTICA DO ESTUDANTE DE DIREITO - UMA ABORDAGEM CRÍTICA Tweet
Hitler Banham Graciano Silva
RESUMO
Este trabalho se baseia em uma pesquisa realizada sobre o texto de José Renato Naline, extraído de sua obra: Ética geral e profissional, 2001: 207-238. É uma em sua essência, uma crítica de cunho acadêmico ao valor que carrega a ética em suas mais diversas matizes valorativas. É uma forma de aprender como o indivíduo que se intitula estudante de ciências jurídicas deverá encarar sua responsabilidade social e moral dentro de uma sociedade ? acadêmica, civil, familiar, religiosa, etc. ? que cada vez mais se distancia dos princípios morais e éticos a tempos defendidas pelos mais conservadores.
Palavras chaves: Ética, moral, direito, universidade, docente, valor.
INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe expor uma crítica acadêmica acerca da ética do estudante de Direito brasileiro, a partir dos fatos mais importantes deste assunto tão importante em nosso meio profissional. A crítica propõe obter uma visão dos fatos que permeiam a vida acadêmica dos que se dão ao estudo do Direito nas diversas instituições de ensino superior do País.
Trata ? se aqui de uma abordagem a partir do ponto de vista que obtive, avaliando as premissas fundamentais do texto em discussão. De uma apresentação simples e objetiva, o referido texto trata do valor da ética profissional e pessoal não só do discente de Direito, mas também de tudo que o rodeia ? colega professores, universidade, sociedade, etc. ? mostrando o valor da mesma para as diversas áreas de relacionamento e atividades profissionais.
Poder ? se ? á observar, que do estudante de Direito, não lhe será cobrado apenas as atividades em sala de aula, mas um complexo aprendizado diário, cujo resultado proporcionado por uma universidade responsável, o tornará em um operador do Direito cujos valores éticos e morais serão preservados ao longo de sua carreira