maquiavel
1- O que é maquiavelismo e porque esse mito não se aplica a Maquiavel?
2- Diversos filósofos do século XVII e XVIII eram jusnaturalistas. Explique essa afirmação.
3- Qualfoi a importância das teorias contratualistas no movimento contra o absolutismo?
4- Qual é a novidade do pensamento de Montesquieu?
5- “Era necessário que Ciro encontrasse os Persas descontentes doimpério dos medas e os medas muito efeminados e amolecidos por uma longa paz. Teseu não teria podido revelar suas virtudes se não tivesse encontrado os atenienses dispersos. Tais oportunidades,portanto, tornaram felizes a esses homens; e foram as suas virtudes que lhes deram o conhecimento daquelas oportunidades. Graças a isso, a sua pátria se honrou e se tornou feliz”. a- Explique os fatosdescritos usando os conceitos de virtú e fortuna. b- Em que o sentido de virtude para Maquiavel não se confunde com o conceito moral?
6- Na letra da canção Língua, Caetano Veloso cita Hobbesindiretamente, quando diz: “Sejamos o lobo do lobo do homem”. a- Explique qual era a frase de Hobbes e o que significava. b- Analise o significado possível do verso de Caetano.
7- Em que medida as teoriascontratualistas representam o interesse de secularização do poder?
8- "Poderão afirmar que, sendo a idolatria um pecado, não pode ser tolerada. Se disserem que a idolatria é um pecado e, portanto, deveser escrupulosamente evitada, esta inferência é correta; mas não será correta se disserem que é um pecado e, portanto, deve ser punida pelo magistrado. Não cabe nas funções do magistrado punir com leise reprimir com a espada tudo o que acredita ser um pecado contra Deus.” a- Que características do liberalismo se encontra nessa citação de Locke? b- Dê exemplos de fatos que ainda ocorrem napolítica do mundo contemporâneo e que contrariam esse