Maquiavel
Virtú força, valor, qualidade de lutador e guerreiro viril.
Príncipes de virtú = governantes especiais, capazes de realizar grandes obras e provocar mudanças na história. Agem com energia a fim de conquistar e manter o poder.
Fortuna Comum - acúmulo de bens, riqueza. Deusa romana que representa a abundância, mas também move a roda da sorte. Especificamente – fortuna = ocasião, acaso, sorte. Para agir bem, o príncipe não deve deixar escapar a ocasião oportuna.
Roda da Fortuna Relação virtú – fortuna. De nada adianta ser virtuoso se não se souber aproveitar o acaso ou a sorte das circunstâncias.. O príncipe que usa da violência por capricho ou interesse próprio sem visar o bem coletivo é um tirano.
A teoria política clássica orientava-se para a busca dos parâmetros do bom governo. A República de Platão é um modelo a ser alcançado. Aristóteles recusa a utopia de Platão, mas aspirava igualmente a uma cidade justa e feliz. Noutras palavras, ambos subordinam a política à prática ética.
A política como categoria autônoma é realista, baseia-se em “como o homem age de fato”. Maquiavel analisa a ação política sem se preocupar em ocultar “o que se faz e não se costuma dizer”.
Realismo utilitarista – ação eficaz e imediata. A ciência política deve propiciar o melhor exercício da arte política. A política = disciplina autônoma porque desvinculada da ética pessoal e da religião.
Ética e Política Moral Política é diferente da Moral Privada. A ação política deve ser julgada a partir das circunstâncias vividas e tendo em vista os resultados alcançados na busca do bem comum.
Política Normativa buscava definir as normas que definem o bom regime, ou explicitar quais devem ser as virtudes do bom governo. Exemplo: Platão na República preocupou-se em definir como deve ser o bom governo e