maquiavel
· Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos.
· O livro também descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos ,e fundamentalmente , como conquistsar e manter um principado,e é de grande referência aos que desejam ser lideres,políticos e administradores.
· Em fim, o tratado é na verdade um manual de ação política, onde o autor orienta quais as atitudes que o soberano deve tomar e manter o poder.
· Precisamos saber que no mundo nem sempre as coisas acontecem com a mesma pureza e ingenuidade que encontrávamos nas historinhas de criança.Insistir na ingenuidade é ser um suicída de seus legítimos bens e interesses.
· Precisamos compreender que a vida concreta é uma constante disputa que se processa a cada segundo de nossa existência,comandada por interesses antagônicos,o verdadeiro pano de fundo nas relaçõs entre os homens,as entidades as empresas,e os países,subjazendo a máxima seletiva: "cada um por si".
· Devemos aceitar como natural que cada um,lançando mão das armas que tem á disposição de existir e de defender seus interesses.
· Analogamente ao que foi ajuizado a um príncipe interessa -nos a conquista e a manutenção daquilo que temos e daquilo que somos.
· Um instrutor militar,um chefe, um técnico de uma equipe esportiva,um pai,um administrador,enfim,um lider que não siba utilizar um pouco de "crueldade",quando for preciso para disciplinar seus subordinados ou educar seus filhos,estará fadado ao insucesso.
· Vivemos em uma sociedade e as pessoas sempre estarão nos julgando e nos rotulando.
·