Maquiavel: O poder
ANTONGNIONE MADEIRO CARDOSO DA COSTA
FICHAMENTO
Maquiavel o Poder: História e Marketing
NATAL
2011
O livro de (...) é dividido em dez capítulos onde o autor aborda o “marketing” sob diversos aspectos. As lições de marketing são extraídas das histórias da própria humanidade com seus diferentes personagens, que vão de Jesus cristo á Hitler.
Alguns dos textos enfatizam a capacidade do marketing da propaganda em alcançar bons resultados apesar de tudo parecer conspirar contra, como no capitulo V “o marketing do herói” que narra à história do general Charles de Gaulle, e como ele rompeu a barreira do anonimato e chegou à presidência da França utilizando apenas os meios de comunicação, nesse caso o rádio. E o capitulo VI “Jesus cristo e marketing da salvação” que mostra como o cristianismo difundiu suas idéias, segundo o autor: “sem entrar em discussões quanto aos seus aspectos teológicos, podemos considerar os evangelhos de Marcos, Lucas, Mateus e João como as mais bem-sucedidas peças de propaganda da fé produzidas no mundo ocidental. A partir deles foi realizada a mais duradoura, consistente e transformadora difusão de um ideal por um grupo pequeno e coeso, no ambiente hostil do império romano”. (1° parágrafo, pág.115, linhas 01 á 07).
Essa ferramenta poderosa que é a propaganda é utilizada para diversos fins como percebemos no livro. O capitulo VII “o marketing das trevas” deixa claro como as pessoas são atraídas pelo poder. Esse fascínio que o próprio Maquiavel descreveu pelo poder é enxergado mais claramente no capitulo VII. Pois as pessoas acreditando em recompensas terrenas entregam suas vidas às forças das trevas, abrindo mão da recompensa da vida eterna que se encontra nas forças do bem. De fato é essa visão que as pessoas têm, pois quem acredita na existência de um ser que representa o mal, certamente acredita na