Maquiavel - Vida e Obra
Maquiavel - O Príncipe
Vida e Obra
Niccolò Machiavelli (Maquiavel), nasceu em 3 de maio de 1469 na cidade de Florença na Itália, filho de um advogado (Bernardo Maquiavel) e de poetisa (Bartolomea Nelli), Maquiavel é educado em ambiente culto, aos 12 anos já redigia latim e dominava a retórica greco-romana.
Fevereiro de 1498 apresentou-se como candidato à secretario da segunda chancelaria (que tratava dos negócios internos extraordinários, entre os quais os problemas da guerra) é derrotado pelo candidato do partido savonaroliano. Em 9 de março do mesmo ano escreveu uma carta a Ricardo Becchi, embaixador florentino em Roma, denunciando a hipocrisia e a demagogia de sevonarola, no dia 23 de maio, acusado de heresia e excomungado, Savonarola é processado, enforcado e queimado em praça pública da Senhoria. Segue-se profunda depuração de governo republicano e Maquiavel aproveita a ocasião para propor novamente sua candidatura à segunda chancelaria da República.
Com 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da 2ª chancelaria da republica de Florença, em 14 de julho 1498 atribuem-lhe também o cargo de secretário do conselho dos Dez da Liberdade e da Paz. Em fevereiro de 1502 Maquiavel realiza uma inspeção em Pistóia, dilacerada pelas lutas de facção: desta investigação nascem dois secos memoriais de chancelaria (o confronto das coisas feitas pela Republica florentina para acalmar as partes de Pistóia e o Derebus pistoriensibus) que propõem os maiores temas da ação política de Maquiavel: impedir o fracionamento municipalístico do território florentino e ao mesmo tempo obstaculizar qualquer movimento unificador das regiões centro-setentrionais da Itália. A oposição a um grande estado italiano está em antítese com aquilo que mais tarde será afirmado com O Príncipe, mas a sua ação a serviço de Florença visava