maquiavel trabalho gabriela 2
RESUMO- Este trabalho tem o presente escopo de dissertar sobre a situação política brasileira conforme as concepções do livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel.
Conhecer a doutrina desta obra fundadora da Ciência Política moderna é fundamental para aguçar a curiosidade sobre as concepções políticas do mundo atual e a consequente situação da política brasileira.
Palavras Chave: Maquiavel, ciência política.
RESUMEN-Este trabajo tiene el alcance de esta conferencia sobre la situación política brasileña como los conceptos del libro "El Principito" de Nicolás Maquiavelo.
Conocer la doctrina de esta obra fundacional de la ciencia política moderna es fundamental para despertar la curiosidad sobre las ideas políticas del mundo moderno y la consiguiente situación de la política brasileña.
Palabras clave: Maquiavelo, la ciencia política.
INTRODUÇÃO O Príncipe foi escrito em 1513 e tornou-se o mais relevante tratado político. Insere-se na tradição do gênero literário medieval conhecido como “Espelhos para Príncipes”, verdadeiros manuais para poderosos que consolidam táticas e estratégias para administrar e manter um Estado. O "pequeno volume" - como o próprio Maquiavel se referia a este texto - é pioneiro ao propor uma separação entre Igreja Católica e Estado. Esta ousadia, num tempo em que a Igreja Católica dominava a sociedade, valeu-lhe a demonização e de seus escritos serem proibidos pela Santa Inquisição. Observador arguto da sociedade e grande estudioso de história e ciência política, aristocracia e suas voláteis variações, Nicolau Maquiavel decidiu escrever, dentre outros livros, aquele que viria a ser a Bíblia de vários políticos notáveis e notórios de nosso tempo. Curiosamente, não se conhece nenhum exemplo célebre de administrador que conseguiu implantar o que é proposto nesse livro em sua plenitude. Mas o que o tornaria tão odiado por décadas, talvez séculos, e até hoje alvo de acaloradas discussões? Estude-se em