Maquiavel Trab
Professor: André Serotine
Impossível pensar em política e não lembrar de Maquiavel, o primeiro filósofo renascentista, o primeiro grande pensador moderno, com seu realismo político.
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469. Seu pai era advogado e estudioso, sua mãe tinha uma boa formação, deram uma educação sólida e clássica para Maquiavel. Apesar de sua excelente formação e talento, somente com 29 anos de idade, exerce seu primeiro cargo na vida pública.
Cumpriu uma série de missões, tanto dentro quanto fora da Itália, destacando-se com seus métodos e sua dedicação em instituir uma milícia nacional.
Com o fim da república em 1512, Maquiavel perde o cargo de secretário da Senhoria e então é deportado. Em 1913 numa conspiração para eliminar o cardeal Giovanni de Médici, considerado suspeito, é preso e torturado.
Quando solto, Maquiavel se exclui da vida pública permanentemente e vai morar em Florença, onde vive uma vida tranquila realizando suas obras literárias.
Em 22 de julho de 1527, com 58 anos, Nicolau adoce e morre, sem alcançar sua ambição de retornar a vida pública.
A abordagem de Maquiavel centrava-se na noção de virtú e fortuna, não na moderna concepção de virtude moral, mas mais próxima da percepção medieval de virtudes como poderes ou funções dos seres.
Na tradicional visão moralista, virtú é qualidades desejáveis que um homem de Estado deveria possuir, sendo elas, sabedoria, justiça, moralidade, coragem e honradez. E fortuna tendo representação pela figura feminina.
Mas para Maquiavel, o sentindo de virtú era um homem de Estado, um soberano que não poderia ser limitado pela moralidade, em sua visão, um líder deveria possuir força, astúcia e coragem, virilidade, e sendo capaz de atos de virtude, mas não se trata da virtude cristã, nem incorpora a idéia da sociabilidade natural dos antigos, um homem não deve medir esforços nem hesitar, deve procurar soluções por meio da