Maquiagem
Recebo muitas dúvidas a respeito de como combinar cores na maquiagem. Na verdade, combinar as cores nem sempre é fácil, porém há algumas regrinhas básicas que podemos usar para não errar:
Primeiro Passo: Entendendo a Roda das Cores
Para se fazer um bom uso das rodas das cores, é preciso conhecer as cores monocromáticas, análogas e complementares.
Monocromáticas: É a variação de uma mesma cor decorrente da sua mistura com branco (matiz), cinza ou preto (tom) formando um degradê de cores.
Análogas: São as cores vizinhas na roda das cores, quem mantém um pigmento em comum. Ex: laranja e amarelo alaranjado.
Complementares: São as cores opostas na roda das cores e que se neutralizam pois uma é quente e a outra fria. Ex.: verde e vermelho.
Uma boa combinação de cores deverá levar em conta que tipo de contraste queremos obter. Para isso é importante notar que:
As combinações monocromáticas apresentam baixo contraste:
As combinações análogas apresentam médio contraste:
As combinações complementares apresentam alto contraste:
Segundo Passo: Dicas para fazer combinações
Além do nível de contraste, há algumas dicas importantes que podem ajudar na hora da escolha das cores na maquiagem.
• Levar em consideração se a pigmentação da pele é mais quente ou fria e que tipo de contraste as cores escolhidas terão sobre a pele.
• É importante perceber que em alguns casos, mesmo cores que se combinam podem não oferecer um resultado tão harmônico dependo do tom e matizes escolhidos. Isso acontece com mais freqüência na combinação de cores análogas. Por exemplo: azul escuro + violeta poderão se fundir e criar um efeito escuro demais e pouco criativo.
Ou ainda azul + azul esverdeado poderão criar um efeito desbotado e sem vida. • O contraste poderá ser feito levando em consideração toda a maquiagem final, por exemplo: Combinar verde nos olhos com um blush ou