Mapeamento e Gestão por Competência
Gestão por Competência e Técnicas de Motivação de Equipes e Estresse
Autora: Prof. Ms. Thaís Ettinger thaisettinger@hotmail.com Mapeamento e Gestão por Competência
As organizações atuais estão exigindo cada vez mais de seus colaboradores: qualificação, autonomia, iniciativa, trabalho em equipe, criatividade e competência, a fim de que seus objetivos sejam alcançados. No novo modelo de Gestão por Competências é necessário conhecer a força de trabalho disponível, identificando pontos de excelência e insuficiência de cada colaborador.
As empresas que pretendem sobreviver com algum diferencial em virtude da alta competitividade, precisam maximizar a capacidade produtiva e buscar resultados através do desempenho de suas equipes de trabalho. Dessa forma, esse material tem o intuito de auxiliar no mapeamento de competências de um indivíduo, bem como, explorar as condições de desenvolvimento das mesmas.
Caracterização do Processo
1. Desempenho Individual
O processo de desenvolvimento de competências envolve quatro etapas básicas, são elas:
1.1 Definição ou Descrição de Competências
1.2 Identificação de Competências
1.3 Avaliação de Competências
1.4 Desenvolvimento/Gestão por Competências – Plano de Ação
2
2.
Definição ou Descrição de Competências
Para a definição ou descrição de competências, teremos que fazer, inicialmente, um mapeamento do cargo que o avaliado ocupa. Dessa forma, teremos condições de identificar todas as competências exigidas pelo mesmo, bem como, descrever e identificar os processos que são executados pelo indivíduo. Esse mapeamento, normalmente, é desenvolvido pelo
DRH em parceria com o gestor de cada área e, quando necessário, pelo próprio ocupante do cargo. Desta forma, o levantamento das informações necessárias para descrição do cargo deve ser feito considerando o seguinte escopo decisório:
2.1 Qual é o conteúdo do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas ou atribuições que o