Mapeamento escolar
Pesquisa e Prática Pedagógica
Jaru-RO
2012
Grupo Galpão 120100193 Deolinda Alves Lima 120102460 Iram lopes
Pesquisa e Prática Pedagógica:
Perfil do Professor
Trabalho de Pesquisa e Prática cotidiana do docente, suas metodologias, avaliações e dificuldades no exercício de suas atividades nos primeiros anos do ensino fundamental e da educação infantil.
Orientadora: Ana Cristina Gipiela Pienta.
Jaru-RO
2012
INTRODUÇÃ0
Entre todas as disciplinas igualmente importante no estudo da pedagogia, destacamos a pesquisa e prática pedagógica, de uma que merece um destaque especial, pois, trata-se do bem maior da educação “ o professor”.
Por sermos um grupo reduzido de participante, tivemos que aumentar o número de professores entrevistados, para termos material suficiente para analises. Foi um total de quinze entrevistas, sendo nove de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e 6 da educação infantil.
Foram bastante aproveitador as entrevistas, pois além de montar um atual perfil do professor, reforçou-nos o desejo de realmente ingressar nesta árdua luta da pedagogia.
DESENVOLVIMENTO
Tendo analisado objetivamente todas as entrevistas realizadas pelo grupo, observa-se que a formação inicial em sua maioria foi o curso de magistério, salvo 3 entre elas tiveram outros tipos de formação.
Sendo o magistério uma formação inicial, no atual contexto, torna-se indispensável para praticas pedagógicas em todas as áreas educacionais e não poderia ser diferente para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil. Entretanto, a formação profissional inicial do professor requer mais do que projetos. Movimentos coletivos e integrado aos projetos das instituições escolares tanto professores e sociedade. Conforme sugeri LDB nº 9394.96, art. 62 (Brasil 1996, p. 18)
A formação de docentes na educação básica far-se-á em nível superior em curso de licenciatura,