Mapeamento dos processos de negocios
Uma forma de mapeamento de processos é dividindo o mapeamento em duas etapas:
Mapeamento dos processos atuais: iniciando pelas áreas mais criticas e que geram maior risco para empresa. Será necessário entrevistas com os funcionários de todas as áreas da empresa, com o intuito de levantar informações para analises e gerenciamento.
A coleta dos dados sobre a situação atual deve contemplar alguns pontos:
- nome do processo
-área organizacional envolvida;
-objetivo do processo;
-entradas;
-saídas;
-controles;
-mecanismos;
-indicadores de desempenho;
-fatores críticos de sucesso;
-registros.
Uma vez coletados os dados, a tarefa consistira em construir o fluxograma do processo e a respectiva documentação, montando a lógica do processo. As informações precisam ser validas por pessoa com autoridade sob o processo.
Desenho de soluções futuras (proposta de melhorias): finalizada as entrevistas e o mapeamento dos processos atuais, serão necessárias analises criticas dos processos, visando encontrar falhas ou pontos críticos nestes processos. Após a analise, deve-se redesenhar os processos de negócios da empresa, corrigindo as falhas e pontos críticos dos processos.
Durante o desenho da solução futura surjam necessidades de melhorias nos sistemas de informações da empresa ou a construção de um novo sistema de informações para poder implantar as soluções de processos propostas.
Referência:
http;//www.administradores.com.br
José Luiz Siesler Junior – 07 de julho de 2008
Modelagem de processos de negócios