Mapeamento Do Processo
O processo principal da empresa consiste na produção de lanches no qual são ofertados à população de Silveira Martins os serviços de alimentação. Desta forma, o processo se inicia com a compra dos insumos necessários dado pela intermediação com os fornecedores que são: Doce de leite – distribuidora de sorvetes; Baristo – máquina de café; Coca-cola – distribuidora de bebidas; e mercado local. A partir disso, acontece, propriamente, o processo produtivo que consiste na elaboração dos lanches, para que depois sejam ofertados aos clientes, que geralmente, se alimentam no local da empresa que oferece espaço com mesas cadeiras, e nos finais de semana, conta com o atendimento de garçons.
Neste contexto na relação de subprocessos incluem-se o recrutamento de profissionais garçons para trabalhar nos fins de semana, o fechamento de caixa diário, o pagamento de fornecedores, o controle de estoques, o marketing realizado por meio do facebook, enfim todas as outras atividades que não incluem a produção de lanches. Os formulários que subsidiam a ocorrência do processo consistem nos pedidos realizados pelos clientes os quais são devidamente anotados pelos garçons, além dos pedidos realizados para os fornecedores, os quais a gestora da empresa também detém controle formalizado, assim como o controle financeiro de entradas e saídas do caixa.
A partir do mapeamento do processo, tivemos a oportunidade de identificar possibilidades de melhoria, principalmente com relação à previsão de demanda, como a gestora costuma fazer os pedidos conforme sua “intuição”, vez ou outra se depara com a falta de algum produto, e com demanda que excede sua capacidade de produção, principalmente nos finais de semana. Tais fatos incorrem à perda de clientes e oportunidades de ganho de rentabilidade. Desta forma, sugere-se que a gestora realize pedidos aos fornecedores baseada em algum mecanismo formal de previsão de demanda, para que assim ela não perca oportunidades e possa