Mapeamento de processo matrícula presencial
Nome do Processo
Processo de matrícula presencial
Objetivo do Processo
Realizar a matrícula de um aluno na(s) disciplina(s) que deseja cursar
Responsável pelo Processo
Gerente de Registros Acadêmicos
Participantes do processo
Aluno e Gerente de Atendimento
Políticas e regras do processo
Pendências financeiras
Requisitos exigidos nas disciplinas
Respeitar número máximo de alunos por turma
2
3
Atividades do processo Nome: Verificar se o aluno esta apto a cursar a disciplina escolhida. Descrição:
Busca das informações do aluno dispostas no histórico do Sistema Acadêmico, e verificação se este pode cursar a disciplina escolhida para matrícula ou se a disciplina possuí algum requisito a ser preenchido que o aluno ainda não preencheu (Como uma disciplina que para ser cursada, exige que o aluno tenha cursado uma outra disciplina específica).
Responsável: Gerente de Atendimento . Informações de entrada: Disciplina escolhida pelo aluno. Informações de saída: decisão se este pode cursar a disciplina escolhida. Ferramentas de apoio: Sistema Acadêmico.
4
Dois Indicadores de desempenho do processo (KPI) Nome: Número de matriculas concluídas Responsável: Gerente de Registros Acadêmicos Fórmula de cálculo: É calculado o número total de atendimentos realizados no período de matrícula e relacionado com o número de matriculas rejeitada / concluídas. Com estas informações, chegamos a uma porcentagem de atendimentos sem sucesso.
Origem dos dados: Sistema Acadêmico Valor meta: 90% Tolerância: 30% Periodicidade: Período de matrícula
5
Nome: Média de tempo do Atendimento Responsável: Gerente de Atendimento Fórmula de cálculo: É calculado o tempo de atendimento, do instante em que o atendente insere o código do aluno, até o momento em que a matrícula é finalizada. A média será realizada somando todos os tempos de atendimento, e dividindo-os pelo número de