Mapeamento de PDP
Produção da Região Nordeste
VII SEPRONE “A Engenharia de Produção frente ao novo contexto de desenvolvimento sustentável do Nordeste: coadjuvante ou protagonista?”
Mossoró-RN, 26 a 29 de junho de 2012
MAPA DE FLUXO DE VALOR: APLICAÇÃO NO PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE UMA EMPRESA TÊXTIL
Diego Milnitz (UFSC) - bmanufatura@brandili.com.br
Dalvio Ferrari Tubino (UFSC) - dtubino@uol.com.br
Resumo: Este artigo apresenta e discute a aplicação de uma ferramenta da Manufatura Enxuta em um ambiente multiprojetos de desenvolvimento de produtos. A aplicação se deu em uma empresa do setor têxtil do estado de Santa Catarina onde foi utilizada a prática de mapeamento de fluxo de valor com o intuito de identificar os desperdícios nas atividades desse processo e realizar melhorias de forma estruturada e objetiva. Observou-se, na empresa estudada, a existência de excessos nos inventários de informações, retrabalhos, e inconsistências nos fluxos de informações e materiais. Como principal resultado da melhoria proposta obteve-se a redução de dois dias no lead time total do desenvolvimento de produtos, o que sinaliza o potencial da prática citada para a melhoria de ambientes caracterizados pelo elevado mix de produtos desenvolvidos num curto espaço de tempo.
Palavras-chave: Manufatura Enxuta; Mapeamento do Fluxo de Valor; Desenvolvimento de
Produto.
1. INTRODUÇÃO
O intervalo de tempo, ou lead time, desde a idéia do produto até o lançamento no mercado é um dos fatores mais importantes para manter a competitividade de uma organização e aumentar suas chances de expansão no mercado (WHEELWRIGHT & CLARK, 1992; CLARK & FUJIMOTO,
1991). Dentre tantas estratégias possíveis de serem aplicadas a fim de melhorar seu desempenho, a
Manufatura Enxuta tem sido utilizada com maior ênfase devido ao seu caráter de valorização dos recursos humanos como meio na redução dos desperdícios através do melhoramento contínuo.
De acordo