Mapeamento de competências Fichamento
BEHAR, Patricia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da Educação a Distância. Revista Novas Tecnologias de Educação, v. 10, n. 3, 2012.
O incremento de diversas tecnologias, em especial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), exercem grande influência na sociedade atual, fazendo com que a forma de se agir, pensar, comunicar, buscar conhecimento, criar e até mesmo de estudar sejam afetadas.
Sendo assim, a influência dessa nova realidade afetou em muito a educação, fazendo com que houvesse a reflexão e mudança de vários paradigmas relacionados ao perfil dos alunos, aos recursos didáticos, ao currículo, ao ambiente escolar, a formação de professores, etc.
É nessa nova realidade que há o avanço da educação na modalidade a distância, uma modalidade que exigi tanto de professores e tutores quanto de alunos diferentes competências.
Este artigo foca na competência dos alunos, apresentando inicialmente alguns autores que dialogam sobre essa temática e logo depois a pesquisa investigativa que fez parte da dissertação de mestrado de uma das autoras.
A palavra competência surgiu no âmbito empresarial e faz menção a pessoas que desenvolvem determinadas atividades de forma eficiente.
Além dessa definição originária, as autoras trazem vários autores que versam sobre as competências.
Segundo Le Boterf (1995 apud Behar; Silva, 2012) competência é um saber agir responsável e que é reconhecido pelos outros. Implica saber como mobilizar, integrar e transferir os conhecimentos, recursos e habilidades, num contexto profissional determinado.
Já para Felury e Fleury (2001 apud Behar; Silva, 2012) é uma característica subjacente a uma pessoa que é casualmente relacionada com desempenho superior na realização de uma tarefa ou em determinada situação.
Entrando na perspectiva educacional Gaspar (2004 apud Behar; Silva, 2012) afirma que o conceito de competência surge a