MAPEAMENTO AS IS COM ROI
MAPEAMENTO AS IS COM ROI
“Mapeamento AS IS”, é o levantamento dos processos e documentação atualmente utilizado em uma empresa, é utilizada a forma de fluxo ou diagramas para representação dos processos neste levantamento. No mapeamento detectamos os problemas, as fragilidades e os pontos fracos do processo estudado, bem como o que se pode melhorar.
Após algumas discussões em sala de aula, chegamos a conclusão, que para os trabalhos deve-se utilizar as pessoas que vivenciam diretamente o dia a dia do processo e pessoas do processo fornecedor e cliente, as chefias não devem participar.
Das técnicas utilizadas para o Mapeamento AS IS: a mais comum é a entrevista, mas não a consideramos a mais aconselhável por se tratar da visão de somente uma pessoa;
a observação onde o analista de processo se coloca ao lado de quem executa o processo, este ao meu ver pode ser utilizado como complemento se necessário para a reunião JAD abordado abaixo;
o questionário em que o entrevistado o devolve preenchido;
sem duvida a técnica mais eficaz é a Reunião JAD, onde reunimos todos os envolvidos no processo a ser mapeado em uma única reunião, com isso ganhamos rapidez e qualidade à documentação.
Geralmente o analista de processo colhe o depoimento na reunião de mapeamento, de forma que o entrevistado detalhe o passo a passo de como ele faz cada atividade do processo, como se estivesse ensinando a alguém a executar o processo.
Devemos descrever o processo bem detalhado para possamos entender nos mínimos detalhes como se faz a atividade envolvida. A documentação obrigatoriamente deverá conter: Input, qual sistema utilizado ou sua função/modulo, descrição de cada atividade composta no processo com as respectivas regras de negocio ou do órgão regulador (empresas regulamentadas por algum órgão governamental), e o output.
O mapeamento devera ser precedido da criação da Cadeia de Valores e o processo documentado devera ter um