Mapa
Curso superior de tecnologia em segurança no trabalho
Professor(a): Sandra Mascarenhas Mello
Disciplina: Estudos Culturais
Aluno: Fábio Matos – turma 1 noturno
Diversidade nas organizações
Nos tempos atuais, em pleno século XXI, algumas pessoas no Brasil ainda se encontram perplexas com situações discriminatórias, com um ‘pré-conceito’ estabelecido principalmente quando se trata de questões raciais e de diversidade de uma forma ampla. Outras nem tanto, seja por costume, por testemunharem ou vivenciarem tais situações no dia-a-dia, ou por qualquer outro motivo. O fato é que se torna presente, e de forma sólida ainda na sociedade brasileira atitudes ignorantes, intolerantes e preconceituosas acerca deste assunto.
O caso da cervejaria Devassa, onde em um de seus slogans afirmou de forma básica que a identificação de uma pessoa (na ocasião do sexo feminino) e sua cor, é obtida através da observação da sua estrutura física, é um grande exemplo do estereótipo formado na mente dos responsáveis pela criação da campanha publicitária, que reflete a maneira de pensar e agir de uma grande porcentagem da sociedade brasileira.
Quando as organizações cometem atos de abuso, discriminação seja ela de cunho racial, social ou sexual, propaganda enganosa etc, ficam propensas a terem a sua imagem arranhada junto ao mercado e aos consumidores, e consequentemente, sofrerem as penalidades e ações corretivas a altura dos fatos, e de forma sólida, como multas e indenizações, ou a exemplo do caso da cervejaria devassa, que além da multa, foi obrigada a também lançar uma campanha de contrapropaganda diante de tal acontecimento.
Ações educativas e preventivas, palestras, treinamentos e afins sobre a diversidade em todos os seus aspectos englobados tem de ser estabelecidas junto a equipe da alta gestão e administração se possível para todos os níveis hierárquicos da organização.
É perceptível que todas a situações e discussões que envolvam o respeito à diversidade