mapa temático
O projeto “Agentes de Leitura do Ceará” objetiva em incentivar a leitura as famílias carentes do Ceará, em 2012. Quarenta eu uma cidade foi beneficiada com o projeto agente de leitura do Ceará, o mesmo é governamental, onde 290 bolsistas foram treinados para trabalharem, sendo dez articuladores com habilidades para difundir a leitura e para a ação cultural que atuam no âmbito de suas comunidades como mediadores da leitura, com formação leitora em todas as dimensões a fim de colaborar com o desenvolvimento humano através do acesso ao conhecimento pela difusão do livro e do fomento a leitura nos municípios do estado do Ceará selecionados pela FECOP (Fundo de Combate a Pobreza), a parti de estudos o IPCE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará) selecionou municípios com necessidades de a leitura ser focada (SECULT, 2012). Todos os agentes atende vinte e cinco famílias das comunidades, levando acervos literários para contação de historias e empréstimos de livros aos membros das famílias cadastradas, promovem saraus literários, visita a biblioteca e rodas de leitura, atividades que envolvem a leitura de forma lúdica e mais atrativa a fim de democratizar o acesso à leitura e a órgãos públicos como as bibliotecas dos municípios.
Através do conhecimento adquirido pelo abito de ler, as pessoas participantes do projeto podem ter melhorias na qualidade de vida e uma ascensão social, os incluindo na sociedade, podendo melhor articular-se em suas comunidades, na busca ou nas reinvindicações por seus direitos.
2. DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho pretende analisar o projeto Agente de Leitura do Ceará no ano de 2012, utilizando técnicas cartográficas na construção de um mapa temático.
Os dados utilizados no mapa foram do relatório geral – instrumental quantitativo, fornecidos pela Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT), este instrumental foi utilizado para avaliar o projeto no ano de 2012.
O instrumental contem os