Mapa físico e projeção cônica
Mapa físico é o mapa que mostra o relevo, a descrição de algum lugar de uma região.
Os mapas físicos são mais utilizados para descrever as características físicas, visíveis e significativas da superfície da terra, tais como acidentes geográficos diversos, como planícies, montanhas, potos culminantes e desertos,até mesmo rios, lagos e oceanos
Ele inclui os elementos da natureza, como o relevo, a estrutura geológica, a hidrografia e a vegetação do solo. Na maioria dos mapa fisicos, por exemplo, a representação das altitudes é feita por cores.
Verde: baixas altitudes Amarelo ou laranja: médias altitudes Vermelho ou marrom: maiores altitudes
Projeção cônica
Projeção cônica é um tipo de projeção cartográfica em que a superfície da Terra é representada sobre um cone imaginário, que está em contato com a esfera em determinado paralelo,1 ou em que o cone intercepta a esfera em dois paralelos.
Por essa projeção, obtém-se mapas ou cartas com meridianos formando uma rede de linhas retas, que convergem para um ponto, e paralelos constituindo círculos concêntricos que têm este ponto como centro.1 Um dos pólos (e, eventualmente, o outro) é representado por este ponto de convergência, ou por um arco de círculo cujo centro é este ponto.
Na projeção cônica, as deformações são pequenas próximo ao(s) paralelo(s) de contato, mas tendem a aumentar à medida que as zonas representadas estão mais distantes.
Deve-se recorrer a este tipo de projeção para representar mapas regionais, onde são apresentadas apenas pequenas partes da superfície terrestre.A projeção azimutal e a projeção cilíndrica podem ser consideradas casos limite da projeção cônica, quando o paralelo de tangência se aproxima, respectivamente, do pólo ou do equador.