Mapa Estrategico E O Painel De Controle
A grande revolução do BSC está em decompor a estratégia em objetivos estratégicos e estes por sua vez em indicadores, ou seja, ao realizarmos nosso planejamento definimos nossa estratégia, logo a seguir vamos decompor esta estratégia em objetivos que conduzam a realização da mesma. Ao pensarmos sobre os objetivos e defini-los, começam a surgir indicadores que permitem o seu acompanhamento.
Busca-se no BSC um balanceamento entre indicadores de várias naturezas. Teremos indicadores de curto e longo prazo, financeiros e não financeiros e perspectivas de desempenho interno e externo, por isso temos indicadores que são tangíveis (quantificáveis facilmente) e indicadores intangíveis.
Se colocarmos estes indicadores em um quadro e estabelecermos metas e prazos temos um painel de controle. Então pessoal, é muito importante a elaboração correta de objetivos e indicadores para o sucesso do BSC. A figura abaixo demonstra um modelo de painel do BSC, como vocês podem perceber, neste painel reunimos os objetivos estratégicos conforme cada uma das perspectivas e logo a seguir definimos os indicadores que serão utilizados para monitorar o andamento do processo. No próximo passo estabelecemos as metas e depois elencamos as ações a serem realizadas.
Assim, o painel de controle do BSC nos permite acompanhar o andamento do processo e também serve de base para a construção do Mapa Estratégico. Ao visualizarmos o que está exposto no painel, podemos verificar que existem ligações importantes e uma coerência de ações que levam ao alcance dos objetivos. Assim, o Mapa Estratégico é utilizado no BSC para auxiliar a visualização dos diferentes itens que constituem o BSC e relacioná-los em uma cadeia de causa e efeito, ligando os resultados desejados e os fatores que podem impulsioná-los.
Com base no painel apresentado acima, poderíamos, de forma muito simplificada, construir o mapa estratégico a seguir, que demonstra os principais processos de uma maneira geral, conforme a