Mapa de risco
Farmácia – Primeiro período
Bioética – Professora: Sandra Ribeiro
Aluna – Mariana Graciela de Brito
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
O Sra. Lara Andressa de Brito está sendo convidada como voluntária a participar da pesquisa “TRANSMISSÃO DE HIV DA GESTANTE PARA O FETO”.
Neste estudo pretendemos verificar a possibilidade da diminuição de transmissão de HIV para o feto, com mães já contaminadas, aplicando uma dose menor que hoje é administrada nas pacientes nesta situação.
O motivo que nos leva a estudar essa diminuição nas doses do medicamento aplicadas, é que existe a possibilidade de um tratamento aplicado em menor tempo, com custos inferiores e, espera-se, com a mesma eficácia.
Para este estudo adotaremos os seguintes procedimentos
METODOLOGIA
O medicamento será testado em 40 mulheres gestantes e soropositivas para HIV, onde um grupo determinado como 1, formados por 20 delas utilizarão o medicamento apenas no final da gravidez, em doses maiores que as administradas hoje, e outro grupo, determinado 2, formados pelas outras 20 receberão a medicação já conhecida e testada. Essas mulheres gestantes não saberão de qual grupo participarão da pesquisa a fim de não haver qualquer tipo de alteração nos resultados.
RISCOS E BENEFÍCIOS
Os riscos para o grupo 1, que receberá a nova dose do medicamento, é de que seus filhos nasçam contaminados, pois não se sabe a real eficácia dessa medicação em menor tempo, embora as doses sejam maiores, e os estudos realizados até o momento em cobaias as tenha mostrado eficazes. Os benefícios é que todas as mulheres terão a chance de prevenir a transmissão aos seus filhos de HIV durante a gestação ou parto.
Através de estudos já realizados estima-se que exista real possibilidade de não haver nenhum bebê contaminado com essas doses maiores administradas, mesmo que estas sejam em menor período de tempo.
Para participar deste estudo você não terá nenhum custo, nem